Kimono
Kimono é uma vestimenta tradicional japonesa, amplamente utilizada até os dias atuais em eventos formais, cerimônias e festividades. O termo “kimono” significa “roupa” ou “coisa para vestir” em japonês. A vestimenta é composta por um comprido robe sem colarinho, com mangas largas e cinturão largo, chamado obi.
Existem diversos tipos de kimono, que variam em função do tecido, estampa, comprimento das mangas e ocasião em que são utilizados. Alguns exemplos incluem o furisode, um kimono longo e com mangas longas, tradicionalmente usado por mulheres solteiras em ocasiões especiais; o tomesode, um kimono mais curto, com mangas curtas e estampas elegantes, usado por mulheres casadas em eventos formais; e o yukata, um tipo de kimono mais simples e confortável, geralmente usado em festivais de verão e em hotéis tradicionais (ryokans).
Uma curiosidade é que as roupas de artes marciais conhecidas no ocidente por “kimono” na verdade são keikogi, uma roupa especial utilizada em diversas artes como judô, karatê e aikido. Ela é composta por uma jaqueta e uma calça larga, feitas geralmente de algodão ou poliéster resistente. O keikogi é projetado para permitir uma ampla gama de movimentos e resistir ao desgaste intenso que é típico dos treinamentos de artes marciais. Alguns modelos também incluem uma faixa que é usada para indicar o nível de habilidade do praticante, e o conjunto todo é chamado de “gi”. Um traje de judo é um “judogi”, um de karate é “karategi” e assim por diante.